A nota oficial do STJD na quinta-feira (21), dando um prazo de 60 dias para que a Procuradoria da Justiça Desportiva do Futebol ofereça ou não denúncia contra o Sport pela suposta escalação irregular do zagueiro Pedro Henrique chama a atenção.
Na prática, o procurador designado para acompanhar o caso poderá até esperar o final do Campeonato Brasileiro para decidir se oferece denúncia ou se arquiva o caso. O prazo começou a contar a partir da ação dos clubes, em 8 de outubro. O campeonato está previsto para acabar no dia 5 de dezembro.
Se o Sport não conseguir se recuperar e for rebaixado dentro de campo, não haverá preocupação dos outros clubes com a situação. Por outro lado, se o Sport se salvar dentro de campo, ainda será possível saber quem foi rebaixado, qual é a força política dos clubes do Z-4 e os seus interesses, para depois oferecer ou não a denúncia.
Em caso de denúncia, aí sim haverá um julgamento. Nos bastidores, a direção gremista não acredita que isso vá acontecer. E nem conta com a perda dos 17 pontos do Sport.
Portanto, esta é a tendência: o capítulo final do caso Pedro Henrique deverá acontecer somente após o final do Campeonato Brasileiro.