Após um grande 2020, com a afirmação no Shakhtar Donetsk, Tetê já começou a projetar 2021. No momento, o jogador está em Porto Alegre, onde veio passar as festa de final de ano, e em janeiro retorna para a Ucrânia.
Durante a temporada, Tetê chamou a atenção da Europa com uma atuação exuberante na vitória do Shakhtar contra o Real Madrid no dia 21 de outubro, por 3x2, em Madrid, pela Liga dos Campeões. Na partida, ele marcou um gol deu uma assistência e foi o melhor em campo.
Logo depois, ainda foi convocado para a seleção brasileira olímpica para dois amistosos no Egito. Aos 20 anos, teve a melhor temporada da carreira. E naturalmente surgiram propostas de outros clubes da Europa.
E ai entra uma questão importante. Não existe a intenção de sair neste momento. O planejamento feito pelo clube e por Pablo Bueno, empresário de Tetê, é que o atacante só vai deixar a Ucrânia, onde está muito bem adaptado, se for por uma proposta de um grande clube da Europa. E o que chegou até agora não foi atrativo.
No Shakhtar, ele tem a visibilidade de jogar competições como Liga dos Campeões e Liga Europa. Depois de ficar em 3° lugar no grupo na Liga dos Campeões, o clube ucraniano vai agora enfrentar o Maccabi Tel Aviv, de Israel, na Liga Europa. Atuar em uma equipe média, mesmo que de um país importante, não está nos planos. Para sair, vai ter que surgir algo realmente muito interessante.
O percentual do Grêmio em caso de futura venda é de 15% da diferença entre o que o Shakhtar pagou (15 milhões de euros) e a quantia que receberá se o atacante for vendido.
- Se Tetê for vendido por 45 milhões de euros: Grêmio ganha 4,5 milhões de euros
- Se Tetê for vendido por 65 milhões de euros: Grêmio ganha 7,5 milhões de euros
- Se Tetê for vendido por 95 milhões de euros: Grêmio ganha 12 milhões de euros
Os valores são animadores, mas por enquanto será preciso esperar.