A semana é decisiva na Espanha, com o julgamento de 36 jogadores que estiveram nos clubes Levante e Zaragoza na temporada 2010/2011, por suspeita de manipulação do resultado de um jogo da última rodada do Campeonato Espanhol, em maio de 2011. Na ocasião, o Zaragoza venceu por 2 a 1 e escapou do rebaixamento. A investigação procura provas de que os atletas do Levante teriam recebido dinheiro para perder o jogo.
Enquanto o Inter enfrentava o Cruzeiro, Wellington Silva, que em 2011 atuava no Levante, estava em Valência, à disposição da justiça da Espanha. A dúvida é saber o que poderá acontecer neste julgamento, e que tipo de punição será aplicada aos jogadores, se for comprovada a manipulação do resultado. Uma das penas que a justiça espanhola pede é o afastamento dos envolvidos do futebol por até seis anos.
Para entender melhor sobre os reflexos desta situação, conversei com advogados especialista. Para André Sica, pós graduado em Direito Esportivo pela Kings College (Londres) e professor do curso de direito esportivo nos cursos de especialização da CBF Academy, a Fifa poderá também tomar uma atitude:
— Uma das grandes preocupações da Fifa é com a manipulação de resultados. Isto virou uma preocupação por causa das casas de apostas. Por conta disso, o arranjo de resultados virou uma epidemia. Isto estava no radar da Fifa. Já estava na legislação a suspensão ou banimento do atleta que estivesse envolvido. A legislação foi modificada e o banimento é praticamente mandatório. Esta preocupação da entidade é gigantesca. Se for comprovada a participação destes atletas, acho que eles correm um risco verdadeiro. A Fifa deve estar acompanhando tudo, e provavelmente deverá pedir uma posição das autoridades esportivas da Espanha.
Para Marcelo Amoretty Souza, ex-assessor jurídico do Inter, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Tênis e participante do Curso Superior em Derecho de Fútbol, realizado na sede da Real Federación Española de Fútbol, o assunto poderá ter desdobramentos com atletas que hoje estão fora da Espanha.
— Em caso de punição pela justiça desportiva espanhola, existe a possibilidade de ser requerido, junto à Fifa, que a pena tenha um alcance internacional.
Na Espanha, o julgamento deverá seguir até o final de setembro, mas a sentença está prevista para ser anunciada apenas em 2020. O que será importante neste caso é saber se a Fifa tomará alguma atitude.
De qualquer maneira, a entidade deverá aguardar primeiro a definição da justiça espanhola. Ainda não está claro se todos os jogadores envolvidos na questão poderão ser punidos. No caso de Wellington Silva, pelo menos por enquanto, ele não aparece entre os principais suspeitos da investigação.