Hoje Jael está afirmado no time titular do Grêmio. Além de gols importantes, também está revelando outra característica, que são as assistências. Só ontem na goleada contra o Brasil-Pel foram três. No momento, ninguém tira o centroavante da equipe. Nem o recém-contratado André, que vai ter que esperar a sua oportunidade quando tiver condições legais. Só que nem sempre foi assim, e ontem, depois do primeiro jogo da final do Gauchão ele revelou detalhes inéditos de como foi definida a sua permanência no clube para este ano. Em dezembro de 2017, quando sofria algumas contestações, pediu para conversar com Renato, que o indicou para ser contratado no início do ano passado.
A conversa ocorreu no Hotel Hili Rayhaan By Rotana, em Al Ain, antes do confronto diante do Pachuca, pela semifinal do Campeonato Mundial nos Emirados Árabes. Naquele momento, Jael tinha em mãos duas propostas financeiramente vantajosas, uma da China e outra da Tailândia. Queria saber do técnico se havia interesse na sua permanência, já que o contrato com o Grêmio estava terminando. Renato disse para ele ficar tranquilo, e que já tinha feito o pedido para a direção renovar o seu vínculo. Naquele momento, o centroavante decidiu deixar de lado as outras propostas, e apostou tudo na permanência no clube.
A negociação do seu empresário com os dirigentes não foi das mais tranquilas, mas no fim deu tudo certo. Jael renovou, deslanchou e se tornou um jogador importante a conquista de novos títulos.