O Atlético-PR, que estará em Porto Alegre neste domingo para enfrentar o Grêmio, vive um momento especial nesta temporada. Já faturou o título paranaense utilizando os suplentes, abriu vantagem na Copa Sul-Americana com uma goleada de 3x0 no Newell's Old Boys, estreou no Campeonato Brasileiro vencendo a Chapecoense por 5x1 e conquistou vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, eliminando o São Paulo.
Ou seja, está bem em todas as competições. O time chega embalado para pegar o Grêmio. Este momento reflete um trabalho projetado para dar resultados a longo prazo.
Internamente, o grande objetivo é ser campeão do mundo até 2024. Este é o prazo que a direção trabalha. Foi uma promessa do presidente do Conselho Deliberativo, Mário Celso Petraglia. Para isso propôs ideias revolucionárias e estrutura de primeiro mundo.
Depois de construir um dos mais modernos centros de treinamentos do Brasil, o clube virou referência. Profissionais de diversas nacionalidades passaram a visitar as instalações para entender o modelo de gestão praticado em Curitiba.
Mais do que infraestrutura, um dos segredos do Atlético-PR está na composição de seus departamentos (todos integrados por meio de cinco softwares). Todos os detalhes técnicos e individuais dos jogadores, desde as categorias de base, estão armazenados e são repassados aos profissionais simultaneamente após os jogos.
O clube se considera o mais europeu do Brasil, e para isso faz questão de contatar profissionais de outros países. Hoje o técnico é Fernando Diniz, mas já passaram pela Arena da Baixada nomes como Juan Rámon Carrasco, Miguel Angel Portugal, Sérgio Vieira e Lothar Matthaus. No total, 12 estrangeiros passaram ou permanecem no clube. Uma troca de cultura constante, estimulada pelos gestores.
Outro aspecto considerado importante é a quantidade de congressos e palestras para trazer uma visão internacional, com a vinda de especialistas de todo o mundo em áreas como fisioterapia e medicina esportiva. Além disso, tem no seu estádio o que há de mais moderno, como teto retrátil e gramado sintético de última geração. Outra aposta é a revelação de vários atletas em sua bem estruturada categoria de base, o que proporciona o aproveitamento de jogadores no time principal e a posterior venda para o exterior, o que se transforma em uma receita importante.
É desta maneira, com um trabalho incansável a longo prazo, que o Atlético-PR pretende conquistar o mundo.