O centroavante uruguaio Jonatan Álvez, do Barcelona de Guayaquil, fez a melhor temporada da sua carreira com as atuações na Libertadores deste ano. Foram seis gols, alguns muito importantes. Nas oitavas de finais, marcou contra o Palmeiras. Nas quartas, fez dois contra o Santos, mas foi expulso na Vila Belmiro ficando de fora do primeiro jogo das semifinais contra o Grêmio, em Guayaquil.
Voltou no jogo da Arena. E o que aconteceu? Fez gol de novo, na vitória por 1 a 0. Depois da partida, xingou o árbitro e foi expulso novamente, e ainda passou pelo corredor dos vestiários chutando tudo que via pela frente. Esse é o temperamento do uruguaio, briga pela posse de bola o tempo inteiro e não aceita a derrota.
Suas atuações chamaram a atenção da direção do Grêmio, o centroavante entrou no radar, principalmente se Barrios não ficar para 2018. Aos 29 anos, Álvez rodou por pequenos clubes uruguaios no começo da carreira até se destacar no Danúbio, sendo vendido logo depois para o Vitória de Guimarães, de Portugal. No Equador, passou pela LDU antes de chegar ao Barcelona. O Santos já sondou o centroavante, que termina 2017 extremamente valorizado.