O processo de montagem do grupo do Grêmio para 2018 está mais movimentado do que nunca. Renovações, contratações e saídas. Tudo ao mesmo tempo. No programa Hoje nos Esportes, da Rádio Gaúcha, ao lado de Cléber Grabauska e Leonardo Oliveira, conversei com o vice de futebol Odorico Roman. O dirigente do Grêmio tem sido muito transparente, passando para os torcedores informações relevantes. Na pauta: Adriano Imperador, Edílson, Jael, Thaciano e outras definições importantes para a próxima temporada.
Surgiu essa informação de que o Renato teria indicado o Adriano Imperador para o Grêmio. É difícil falar sobre isso, já que esse nome nunca foi discutido no clube?
- Não sabemos o que o Renato falou. Dizem que ele disse alguma coisa. É difícil comentar sobre este assunto. Isso não chegou no Grêmio, o Renato não fez nenhuma solicitação nesse sentido. Nem sabemos se é real.
E se o nome dele for apresentado em uma reunião. Como vocês vão tratar o assunto?
- Vamos ouvir quais os argumentos. É um atleta que não joga há muito tempo. De vez em quando relutamos em trazer um jogador que está em países como a Grécia, ou no Oriente Médio, por causa do ritmo de jogo. Imagina trazer um que não joga há anos. É uma situação muito especial. Teríamos que ouvir os argumentos e conversar.
Teve algum avanço para trazer o centroavante para 2018?
- Precisamos de centroavante. Temos que repor com um centroavante de posicionamento. Estamos avaliando, a dificuldade é trazer alguém dentro da realidade financeira. Temos alguns nomes. Ouvimos a todo momento notícias sobre propostas, mas não chega nada. No caso do Edílson, só agora o Cruzeiro procurou o Grêmio.
Como será esta negociação? já tem um modelo de negócio? O Grêmio tem interesse em algum jogador do Cruzeiro?
- Nós temos interesse em quatro jogadores do Cruzeiro. Mas eles informaram que alguns não estão disponíveis. Restou um quarto jogador que é possível. Mas queremos dinheiro também. Não adianta segurar um jogador que não está com a cabeça aqui. Vamos conversar, nada está descartado.
Então o Grêmio quer dinheiro e mais um jogador?
- Dinheiro e mais um ou até mais jogadores.
Quem são os jogadores inegociáveis do Cruzeiro? Dá para revelar?
- Posso dizer, até porque eles não serão contratados. O Cruzeiro disse que não libera o Tiago Neves, o De Arrascaeta e o Raniel, que achamos que tem potencial.
O Rafael Marques interessa?
- Não é um jogador que será útil ao Grêmio.
E o Robinho?
- Não vamos passar aqui o elenco inteiro do Cruzeiro.
Se o Edílson realmente sair, o Grêmio vai buscar outro lateral?
- Em alguns jogos tivemos dificuldades em ter um time competitivo, foram muitas partidas. É possível que o Grêmio busque outro lateral. Serão muitos jogos na próxima temporada.
O Grêmio vai buscar um ou dois centroavantes?
- Se não houver acordo com o Jael, vamos buscar dois.
Como está a situação do Jael? Está se encaminhando para uma saída?
- Nós queremos que ele fique. É um jogador útil. Mas não vamos aumentar a proposta. Se a posição do empresário é de que o valor é insuficiente, pode-se dizer que a saída está se encaminhando.
E a contratação do Thaciano, do Boa?
- É um jogador que tem bom potencial, foi goleador na Série B, tem muita velocidade e finaliza bem. Estamos conversando, tem chance de vir.
Tem alguma chance de reversão na situação do Fernandinho?
- Fizemos uma proposta e ele não aceitou. Já avisamos que a nossa proposta é a final, não vai mudar. Se ele quiser ficar, pode retornar. A decisão é dele.
E o Cícero?
- Igual, fizemos a proposta e estamos aguardando.
Qual é o percentual que o Grêmio tem do Arthur?
- 60%, mas até agora nenhuma proposta oficial do Barcelona foi apresentada.