A arbitragem teve um erro capital no empate em 1 a 1 do Inter contra o Corinthians, neste domingo (23), no Itaquerão, pela 26ª rodada do Brasileirão. O gol da equipe gaúcha foi irregular. No momento da cobrança de falta de Edenilson, Leandro Damião estava à frente do penúltimo defensor. Ele tira proveito da posição de impedimento.
Há três elementos que agravam a marcação equivocada. O primeiro é que gol não é decorrente de uma jogada que chega na área de forma surpreendente. A origem está em uma cobrança de falta para a grande área em que todos os atletas estão posicionados para uma situação de ataque contra defesa.
O segundo é que não se trata de um lance milimétrico. Damião estava bem à frente. O terceiro é que havia outros três jogadores colorados em posição de impedimento. Ou seja, todos os atletas que poderiam finalizar para o gol estavam adiantados.
Esse é o típico lance que não pode ser colocado na conta do juiz principal. O goiano Eduardo Valadão não tinha a visão ideal para avaliar a jogada. Toda a responsabilidade foi do bandeira Leone Carvalho Rocha, que estava ali principalmente para observar possíveis situações de impedimento.