A Seleção Brasileira sobrou nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O time de Tite terminou 10 pontos na frente do Uruguai, que foi o segundo colocado. Mas o bom desempenho do Brasil não foi só na bola, sobretudo na reta final da competição. No apito, os brasileiros também deram show. Eles foram escalados em oito dos 10 jogos das últimas duas rodadas. Não houve qualquer motivo para reclamações.
Na partida em que a Argentina garantiu presença na Copa da Rússia, Anderson Daronco teve ótima atuação. Foi um grande teste logo no segundo jogo da carreira do juiz gaúcho em Eliminatórias. A vitória com três gols de Messi contra o Equador foi culpa exclusivamente da genialidade do camisa 10.
Não foi diferente no empate em 1 a 1 entre Peru e Colômbia. Sandro Meira Ricci foi bem e acertou na validação do gol de Paolo Guerrero em cobrança de tiro livre indireto. O goleiro colombiano Ospina desvia a bola para o fundo da rede.
Nem na derrota do Paraguai para a Venezuela por 1 a 0, em Assunção, o árbitro Wilton Pereira Sampaio foi assunto. Muito menos em Montevidéu, onde Ricardo Marques Ribeiro foi o juiz na vitória do Uruguai sobre a Bolívia por 4 a 2.
Os árbitros brasileiros tiveram presença forte e decisiva. As vagas na Copa foram resolvidas na bola. Viva o futebol!