Depois de três dias de evento e quase três meses de preparação, encerrou-se nesta sexta-feira a segunda edição do South Summit em Porto Alegre, o encontro global que reuniu startups, empresas e fundos de investimento dispostos a expor e apostar em projetos tecnológicos inovadores. De quarta a sexta-feira, a reportagem da Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho entregou dezenas de conteúdos aos nossos leitores de impresso e digital, além da cobertura ao vivo na rádio e nas redes sociais.
A colunista Marta Sfredo, por exemplo, entrevistou o público para saber quais eram as sugestões para a edição de 2024. O repórter Bruno Pancot mostrou como foi a batalha decisiva que levou 10 startups à fase final. Anderson Aires contou quais eram os projetos apresentados pelas empresas ligadas a soluções na área de tecnologia financeira. A também colunista Juliana Bublitz descreveu a atuação dos robôs espalhados pelo Cais Mauá que viraram os “queridinhos” do South Summit, assim como mostrou o “arsenal linguístico” de quem está mergulhado no universo da inovação.
A reportagem que ilustra a capa de ZH faz um balanço e mostra o legado deste encontro. Em coberturas de eventos importantes, é necessário mostrar o que funcionou, o que não deu certo e as lições que ficam para o futuro. O repórter Marcelo Gonzatto, que acompanhou as duas edições do South Summit na Capital, resume o que foram esses três dias:
– A segunda edição do South Summit chamou atenção pelo avanço em relação a 2022, com mais do que o dobro de startups inscritas, maior estrutura, mas também porque foi possível observar a concretização de iniciativas nascidas no primeiro evento, como uma coordenação espontânea entre servidores públicos para integrar setores de inovação de diferentes órgãos do Rio Grande do Sul.
Os conteúdos sobre o último dia do evento estão nas páginas 13 e 15 a 18. Todo o material produzido também pode ser acessado pelo site ou aplicativo de GZH.