Não tem jeito: ninguém resiste. Os robôs espalhados pelo South Summit, em Porto Alegre, são os “queridinhos” do público e atraem a atenção de quem passa pelo evento.
No Espaço SebraeX, em um dos armazéns do Cais Mauá, os protótipos interagem com as pessoas e até servem cafezinho - dá para acreditar? Ainda bem que braço robótico não cansa, porque, só no primeiro dia, foram mais de 200 copinhos servidos. A estrutura fica sobre uma mesa, junto a uma máquina que prepara a bebida. Virou point de fotos e de degustação.
— É uma forma de criar um ambiente atrativo para as pessoas. Nesta edição, nossa área cresceu cinco vezes em relação ao que tínhamos no South Summit 2022. Decidimos investir em um espaço especial, justamente para destacar essa conexão com a inovação — explica André Godoy, que comanda o Sebrae-RS.
Entre outros atrativos, o estande de 300 metros quadrados conta ainda com uma cabine à prova de som (algo como um cubo de vidro) onde você entra e pode gravar vídeos ou áudios sem nenhuma interferência.
Outro sistema simpático que caiu nas graças dos participantes do evento é o robô da SLC Agrícola, chamado Horizonte. Ele dança, conta a história da empresa e reage a algumas frases. Se alguém diz que ele "é bonito”, a reação vem na hora, na forma de corações no lugar dos “olhos”.