Como de praxe aqui no Rio Grande do Sul, grenalizamos tudo. É difícil os gaúchos se desfazerem disso. E a pesquisa interativa do Sala de Redação desta sexta-feira (16) ia justamente nessa linha, questionando quem fez a melhor janela, especificamente esta, a do começo de 2024, Grêmio ou Inter.
Embora a construção do time do Inter esteja mais adiantada, entre saídas e chegadas, somando o ano passado e este, o Grêmio fez uma boa janela de transferências, que traz alívio ao torcedor. Podemos dizer que a janela gremista foi compensatória. Isso porque na última, no meio de 2023, vieram JP Galvão, Iturbe, Besozzi e Luan. Nenhum desses rendeu. Agora é diferente, chegam nomes que carregam um retrospecto melhor por outros clubes, como Diego Costa, Soteldo e Pavón.
Já o Inter acertou em cheio no ano passado, trazendo Valencia, Rochet e Aránguiz. Agora vieram Alario e Robert Renan, com Borré confirmado para o meio do ano e Thiago Maia quase fechado, entre outros. Neste início de temporada, o Inter precisava apenas de contratações pontuais para preencher um bom elenco.
Então, isto posto, proponho a não grenalização desta janela. A verdade é que tanto Inter quanto Grêmio foram muito bem no mercado neste verão. Os dois contrataram bons jogadores. Se as duas direções se mexeram bem, porque uma tem de ser necessariamente melhor do que a outra?
Cada um contratou sete. Claro, alguns podem não dar certo, mas é um investimento. Não há nenhum jogador desprezível. Longe disso. Não é absurdo dizer que Grêmio e Inter, olhando os nomes colocados na mesa, fizeram as melhores janelas do Brasil na largada de 2024.
O resultado final da interativa do Sala comprova minha tese. Pelo X (antigo Twitter), Grêmio ficou com 52% dos votos e o Inter 48%. No YouTube, o colorado levou vantagem com 54%. Praticamente um empate técnico. Então, tudo equilibrado. Voto por "desgrenalizar" a janela.