Diante da dificuldade em atender ao pedido do técnico Renato Portaluppi, que sonhava em contar com Michael, do Al-Hilal, o Grêmio se viu obrigado a mergulhar na análise do mercado em busca de pontas. Uma das soluções encontradas foi apostar em Lucas Besozzi, jovem de 20 anos, que chega por empréstimo do Lanús, da Argentina.
— Pode jogar tanto pela direita quanto pela esquerda. É um atacante veloz e muito habilidoso. É um dos atacantes que mais realizou dribles no Campeonato Argentino que terminou agora. É um jogador muito interessante, com muita projeção. Se tem algo a melhorar, é que precisa marcar mais gols — define Mariano Atico, jornalista da TyC Sports.
Curiosamente, esta não será a primeira vez que Besozzi pisará no gramado da Arena, onde esteve em 2021, na vitória gremista por 3 a 1 sobre o Lanús, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Na ocasião, o Tricolor era treinado por Tiago Nunes e venceu com gols de Matheus Henrique e Ferreira (duas vezes). O menino — então com 18 anos de idade, ingressou no final, na vaga do experiente Lautaro Acosta, um dos remanescentes da final da Libertadores de 2017.
Aliás, a forte concorrência foi um dos fatores que fez Besozzi ser emprestado após disputar somente nove partidas com a camisa grená. Em abril de 2022, foi cedido ao Central Córdoba, onde esteve até o último fim de semana.
— Ele debutou no Lanús com apenas 17 anos. Teve bons rendimentos, mas por ter jogadores importantes nesta função, casos de Pedro de la Vega, Lautaro Acosta e Franco Orozco, o Lanús decidiu emprestá-lo ao Central Córdoba de Santiago del Estero, onde também teve um bom rendimento. Era um empréstimo até o fim de 2023, mas o Lanús fez uso de uma cláusula para que ele voltasse agora, depois que terminou o campeonato. Por fim, escutando ofertas, a diretoria decidiu pelo empréstimo de um ano ao Grêmio, com opção de compra de 70% (dos direitos econômicos) — conta Atico.
No vestiário gremista, Besozzi encontrará outros seis estrangeiros: além dos compatriotas Kannemann e Cristaldo, os uruguaios Luis Suárez e Carballo, e os paraguaios Villasanti e Iturbe.
Números de Lucas Besozzi como profissional:
- 2023: Central Córdoba - 25 jogos (20 como titular), 3 gols e 2 assistências
- 2022: Central Córdoba - 16 jogos (2 como titular), nenhum gol e 1 assistência
- 2021: Lanús - 7 jogos (nenhum como titular), nenhum gol e nenhuma assistência
- 2020: Lanús - 2 jogos (1 como titular), nenhum gol e nenhuma assistência