Enquanto Renato Portaluppi segue na CBF Academy, estudando no curso que o habilitará a ser técnico na Libertadores, confome exigência da Conmebol, seu auxiliar no Grêmio está na Europa.
Alexandre Mendes faz visitas a grandes clubes do Velho Continente, para conhecer estruturas dos centros de treinamentos, conversar com profissionais e assistir a jogos ao vivo, o que é bem diferente e mais completo do que ver vídeos.
É de se elogiar: tudo bem que andar por grandes cidades do mundo não é exatamente ruim, mas ele não está fazendo turismo, e sim buscando aprimorar seu trabalho. Mendes podia estar em alguma praia do Caribe, mas optou pela atualização profissional, a partir da troca de experiências.
Em Londres, esteve nas dependências do Arsenal, onde conheceu o CT do elenco profissional e também os da base, categorias sub-18 e sub-23. Os dois são no mesmo espaço, integrados, ainda que independentes. O auxiliar de Renato foi ao Emirates Stadium ver o time da casa levar 3 a 0 do Manchester City, de Guardiola, domingo (15).
O próximo destino é a Espanha, onde visitará, além do Barcelona, os dois grandes de Madri, Real e Atlético. Chega em uma semana boa, já que na quarta-feira ocorre o grande clássico entre Barcelona e Real Madrid, no Camp Nou, com os dois rivais chegando ao confronto empatados no Campeonato Espanhol, que se chama La Liga.
De perfil discretíssimo e avesso à entrevistas, Alexandre Mendes faz parceria com Renato há muito tempo. Começou em 2005, no Vasco, e dura até hoje. Apelidado de "Gabeira" pelos jogadores, é peça importante no comando que Renato exerce no vestiário, pela boa relação com os jogadores e o conhecimento de futebol.