Vamos agora às notícias mais trepidantes do início da semana em Porto Alegre. Primeiro, tratemos de duas que explodiram na internet, borbulharam para fora das redes sociais e ganharam o chamado “mundo real”.
A propósito, uma consideração filosófica: existe mundo real? Porque o meu mundo real é um, o do deputado é outro, o do batedor de carteiras outro ainda. O que é o mundo real?
Bem. Por ora, isso não importa. O que importa são as notícias mais trepidantes do início da semana. Ei-las:
Notícia número 1:
No sábado, um áudio de WhatsApp contaminou celulares de toda a cidade como se fosse um corona: uma família da Zona Sul pediu comida por aplicativo e foi assaltada pelo entregador. Ou por alguém que se fazia passar pelo entregador. O fato, confirmado pela polícia, causou grande comoção entre os porto-alegrenses. Então, não podemos nem sequer usar a telentrega dos restaurantes, justamente no momento que mais se precisa desse serviço? Há gente em pânico, na cidade. Temo que os bons entregadores acabem sofrendo com esse medo. O medo é um sentimento muito perigoso, torna as pessoas agressivas. Tomara que a polícia resolva logo o caso.
Notícia número 2:
Foi deflagrada, na cidade, a “Guerra das Belezas”, é assim que vem sendo chamado esse conflito quase bélico.
Deu-se o seguinte: no sábado, o mais famoso dos proprietários de salões de beleza de Porto Alegre, Hugo Moser, foi reclamar de um concorrente que manteve as portas abertas mesmo durante a bandeira preta das restrições anticovid. Hugo e a dona do salão bateram boca, ela mandou que uma funcionária filmasse a discussão e o vídeo caiu no WhatsApp e pelo WhatsApp se propagou.
Aparentemente, a intenção da dona do salão com o vídeo era constranger Hugo Moser. Mas não pegou bem a infração às regras de combate à pandemia e o Hugo ganhou a solidariedade da maioria das pessoas. Depois da repercussão do episódio, a dona do salão publicou uma nota dizendo que abrira apenas para fazer limpeza e pagamentos. Mas nada disso foi dito na discussão com o Hugo. Além disso, há de se questionar: é necessário abrir um estabelecimento para limpá-lo? Acho que Hugo ganhou a guerra já na primeira batalha.
Notícia número 3:
Essa eu já sabia e já havia antecipado: o Grêmio perdeu, perderá de novo e não conquistará a Copa do Brasil.
Renato tinha de mudar o time, se quisesse vencer o Palmeiras. Mudou, e mudou errado: mexeu no goleiro. Manteve sua frágil ala direita e seu sonolento camisa 10 no meio-campo.
O Grêmio, como tem sido durante quase toda a temporada, foi previsível e inoperante. Esse time, com esses jogadores, não tem condições de bater o Palmeiras. No domingo passado, perdeu só por 1 a 0 porque o Palmeiras teve um jogador expulso. No domingo que vem, será presa fácil em São Paulo. Para fazer um enfrentamento minimamente digno, o Grêmio tem de mudar muito. Não mudará. Perderá. Talvez perca feio.
Veja que serviço presto a você, leitor: já lhe dei uma notícia do próximo fim de semana.