Atenção: vai fazer frio em 2024. Em 2025, 2026, e assim por diante, exatamente como sempre foi. Às vezes, um pouco mais, em outras, um pouco menos. Mas sempre a partir do outono e inverno as temperaturas despencam em todo o estado, inclusive na Região Metropolitana. E frio de renguear cusco, como costumamos dizer por aqui. Não chegou a se formar geada, o que deve acontecer em seguida.
Quase todo mundo sabe disso. Nevar, como nos países do hemisfério norte e em parte do oriente, não deve acontecer, talvez na serra gaúcha. Ou seja, nesses locais também faz muito frio, até mais do que aqui, e os trilhos não racham, a ponto de atrasar os trens, como aconteceu hoje com a Trensurb.
A empresa, prudentemente, tomou a decisão correta de suspender o serviço e não colocar passageiros em risco. Mas provocou transtornos para milhares de pessoas.
Um trilho trincado pelo frio é um problema que surge todos os anos. Só resta ao passageiro deduzir que o equipamento é fraco demais e precisa ser trocado, para os trens não pararem e não atravancarem a vida dos passageiros.
O trem possui um objetivo principal: cumprir o horário. Com isso, o passageiro não fica na mão. Em Sydney, uma das maiores cidades da Austrália, foi registrada temperatura igual a daqui, hoje pela manhã, e não consta que os trens tenham parado.