Pelo segundo dia consecutivo, o Rio Grande do Sul amanheceu com temperaturas negativas. Nesta terça-feira (13), pelo menos cinco municípios tiveram termômetros abaixo de zero. Dados registrados pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) às 5h e divulgados pela Climatempo mostram as seguintes temperaturas:
- Quaraí: os termômetros registraram -2,4°C, com sensação de -6,2°C.
- Dom Pedrito: -2,3°C, com sensação de -6,4°C
- Bagé: -0,6°C, com sensação de -3,3°C
- Vacaria: -0,5°C, com sensação de -5,8°C
- Cambará do Sul: -0,1°C, com sensação de -3,6°C
Além da temperatura real, algumas cidades registraram sensação térmica negativa, como Lagoa Vermelha, com 1,5°C e sensação de -5,3°C; e Soledade, com 1,5°C e sensação de -5,1°C.
Em cidades da Serra, como Caxias do Sul, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, também foi registrada geada.
Tem fotos do amanhecer gelado na sua cidade? Envie para GZH pelo WhatsApp neste link.
Previsão para terça-feira
Em Porto Alegre, a temperatura nesta madrugada chegou a 4,9ºC, na estação automática do Jardim Botânico. A temperatura mínima na estação convencional foi 5,2°C. Apesar da nebulosidade, não chove na Capital nesta terça-feira.
De acordo com a Climatempo, o Estado terá baixas temperaturas ao longo do dia. O amanhecer tem geada ampla nas regiões das Missões, da Fronteira Oeste, Campanha, Central e Depressão Central. Há possibilidade de chuva congelada na Serra ao longo do dia, devido às instabilidades somadas ao ar mais frio na região.
A alta pressão atmosférica, com uma massa de ar polar, inibe a formação de nuvens de chuva em parte do Rio Grande do Sul. A chuva cai apenas nas regiões Norte e Nordeste, além da Serra – com garoa da madrugada à tarde e chuva fraca a moderada no Norte e em pontos da Serra mais próximos a Santa Catarina.