Uma decisão tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou mais difícil a vida de pacientes que usam medicamentos controlados. Nós, que podíamos receber a receita das cores azul e amarela, de forma digital, agora precisamos ir até o consultório médico buscar a prescrição física.
A receita digital facilitou a vida de pacientes, médicos e das farmácias. A restrição começou a valer no início de novembro.
As receitas digitais começaram a ser usadas, de forma pioneira, pelos médicos do Rio Grande do Sul, em maio desse ano, por ocasião da enchente. Como muita gente não conseguia sair e ir até o consultório, os profissionais médicos começaram a enviar de forma digital para facilitar a vida de todos.
A resolução 864/2024 poderia ter sido facilmente prorrogada, mas não foi. O Conselho Regional de Medicina (Cremers) classificou a medida como retrocesso. E encaminhou ação judicial para reverter a decisão da Anvisa. Enquanto isso, pacientes terão de ir até o consultório buscar as receitas.