O Pan começará oficialmente na sexta-feira (20), mas as obras no entorno do Estádio Nacional, na própria Vila Pan-Americana e nas arenas seguem. O Chile não tem tudo 100% pronto para iniciar o evento e isso é visível, apesar do esforço de tentar superar os problemas.
Na Vila, assim que os atletas começaram a ingressar foram detectados problemas de infiltração em alguns apartamentos e as chaves dos quartos ainda não estavam codificadas, fatos que inclusive adiaram uma visita guiada que seria feita com jornalistas na última terça. Os organizadores prometem que esse tour acontecerá nesta quinta, significando que parte dos problemas foi sanada. O COB, inclusive, promete dar acesso aos brasileiros ao prédio onde está o Time Brasil.
Muitas obras enfrentam problemas e o Parque do Estádio Nacional, que abriga locais de competição, ainda é um canteiro de obras, bem como algumas vias próximas. Caminhando, se cruza por restos do material utilizado. A falta de limpeza em certos locais acaba sendo uma decorrência.
Apesar disso, os chilenos buscam manter o alto astral e prometem grandes Jogos. Vale lembrar que, além de atravessar uma crise econômica, com bastante desemprego, o Chile não estava na rota dos grandes eventos esportivos faz muito tempo. Desde a Copa do Mundo de 1962, esta será a principal competição a ser realizada no país. Em 2014, a capital chilena até sediou os Jogos Sul-Americanos, assim com três anos depois abrigou o mesmo evento mas para atletas até 17 anos. Em 2015 abrigou a Copa América de futebol, com a presença de 12 países.
Brasil brigará pelo segundo lugar
O Brasil está otimista em realizar grande campanha e novamente ficar em segundo lugar, assim como fez em Lima-2019, superando o Canadá. Os Estados Unidos ainda seguem imbatíveis nas Américas e no mundo.
Aniversário do Estallido Social de 2019 fecha instalações do Pan
A revolta da população chilena em 2019, aqui chamadas de Estallido Social, foi tema forte na quarta-feira. O dia 18 marcou o aniversário das manifestações que tomaram as ruas da capital e de outras cidades chilenas, inclusive com atos de violência. O início de tudo foi o aumento da passagem de metrô, mas com o passar dos dias acabou chegando a exigência de uma nova constituição.
E como prevenção, nesta quarta, foi recomendado que as pessoas não circulassem a partir das 14h. Dessa forma, o Estádio Nacional foi fechado, reforçando que todos que lá se encontravam se retirassem. Alguns locais da cidade tiveram passeatas e protestos, mas não do tamanho das registradas quatro anos atrás. A delegação brasileira de natação cancelou treino que ocorreria no final do dia.