O Comitê Olímpico do Brasil indicou a tenista Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer para serem os porta-bandeiras do país na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que acontece na noite da próxima sexta-feira (20), no Estádio Nacional. A dupla foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos está marcada para a sexta-feira, às 20h (de Brasília). A delegação do Brasil é composta por 622 atletas, além de 11 reservas, e diversos oficiais do COB e das confederações, totalizando 1.020 pessoas.
Gaúcho de Canoas, Fernando Scheffer foi bronze nos 200 metros nado livre em Tóquio e, desde então, busca recuperar os melhores resultados.
— Fiquei muito feliz de ser um porta-bandeira. Estive nos Jogos Pan-americanos em Lima, fui campeão. Em Tóquio, conquistei a medalha de bronze, agora vou para meu segundo Pan e recebi essa honra de carregar a bandeira nesse desfile. É uma alegria muito grande — diz o atleta que no, Pan de 2019, ganhou dois ouros e uma prata.
Luisa, número 10 do ranking mundial de duplas da WTA, foi bronze no Pan de Lima em 2019, quando fez parceria com Carolina Meligeni. O pódio olímpico, no Japão, foi conquistado com Laura Pigossi.
— Estou muito emocionada em ser porta-bandeira em Santiago. Desde pequena sou a maior fã de esporte. Poder carregar nossa bandeira, ao lado de tantos atletas que cresci me inspirando, é uma grande honra— comenta a tenista paulista de 26 anos.
Em Santiago, a campeã de duplas mistas do Aberto da Austrália deste ano, com o gaúcho Rafael Matos, acredita que o Pan será uma oportunidade especial para o esporte brasileiro.
— Espero que essa missão seja mais uma de muito sucesso, com diversas medalhas e também histórias para contarmos sobre o esporte, em especial o feminino. Que continuemos conquistando espaço, quebrando barreiras e sempre trazendo a nossa vibe brasileira. Isso ninguém tem.
A competição
Santiago será a sede principal do evento que irá ruenir cerca de 7 mil atletas de 41 países das Américas. Outras três regiões do Chile também sediarão competições: Valparaíso, O'Higgins e Biobío. As disputas já começam na próxima quarta, dia 18, e vão se estender até o dia 5 de novembro. Serão entregues medalhas em 39 esportes, sendo que 21 modalidades darão vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e 12 contarão pontos importantes no ranking classificatório.