O Chile anunciou, nesta sexta-feira (13), que vai montar um esquema especial para garantir a segurança da população durante a realização dos Jogos Pan-Americanos, que têm início no dia 20 de outubro, em Santiago.
Ricardo Yánez, general dos carabineiros (polícia uniformizada), informou que a instituição não vai afastar o seu contingente das funções diárias de ordem pública e que o planejamento está sendo feito.
Já está definido que, durante o evento, dois postos policiais vão estar funcionando. Eles vão ficar sediados no Parque Deportivo do estádio Nacional, que vai ser o coração dos Jogos, e no Parque Bicentenário de Cerrillos.
A questão da segurança é tratada como prioridade, já que nas grandes cidades do país a criminalidade tem aumentado nos últimos anos. Um estudo divulgado pela Citizen Peace Foundation, entidade independente especializada em análise de segurança e criminalidade, indicou que 30,5% dos entrevistados manifestaram ter medo da violência.
O governo do presidente Gabriel Boric elaborou o chamado "Plano Santiago 2023: Segurança de Alto Desempenho" para tratar da questão da segurança dos cidadãos locais e dos turistas que vão visitar o Chile para o evento continental.
A capital chilena será a sede principal do evento que irá ruenir cerca de 7 mil atletas de 41 países das Américas. Outras três regiões do Chile também sediarão competições: Valparaíso, O'Higgins e Biobío. As disputas já começam na próxima quarta, dia 18, e vão se estender até o dia 5 de novembro. Serão entregues medalhas em 39 esportes, sendo que 21 modalidades darão vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e 12 contarão pontos importantes no ranking classificatório.