O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Santiago divulgou nesta quarta-feira (4) alguns detalhes da Cerimônia de Abertura, marcada para o próximo dia 20, no Estádio Nacional. As atrações musicais do show que dará as boas vindas às delegações dos 41 países foram conhecidas. As bandas chilenas Los Bunkers, Los Tres y Los Jaivas,e o colombiano Sebastián Yatra serão os responsáveis pelas apresentações.
Los Bunkers é uma banda nascida em Concepción e tem um gênero alternativo e de pop rock. Eles já lançaram sete álbuns e 31 singles, e se transformaram em uma das bandas mais reconhecidas e importantes das últimas décadas no Chile. Em 2014, se separaram. Quase 10 anos depois, voltaram a tocar juntos, com uma série de apresentações nessa temporada.
Los Tres, assim como Los Bunkers, também é de Concepción e foi criada em 1987. Com uma mescla de rock chileno, latino, jazz rock e folclore chileno, este grupo se converteu em um dos mais importantes da década de 1990, com reconhecimento nacional e internacional.
Los Jaivas é um dos símbolos da música chilena. Reconhecida mundialmente como uma das bandas mais importantes do Chile com seu gênero de rock, fusão latino-americana e folclore. Em 2014, participaram da Ceremônia de Abertura dos Jogos Sul-Americanos realizados em Santiago. Agora, voltarão ao principal palco da capital chilena para fazer parte da abertura de Santiago 2023.
O quarto artista que terá a missão de animar o público será Sebastián Yatra, colombiano, de 28 anos, reconhecido mundialmente por suas canções que misturam ritmo latino, baladas e o reggaeton.
Com sucessos como Tacones Rojos, Traicionera, Robarte un Beso, e seu último single Vagabundo, conquistou os principais palcos do continente, ganhando importantes prêmios como o Grammy Latino de melhor álbum pop vocal, e de melhor canção pop, ambos em 2022.
Além da três bandas chilenas e do cantor colombiano, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos pretende mostrar as raízes do Chile e de seu povo, com apresentações de centenas de artistas. Nos próximos dias, mais detalhes deverão ser divulgados pelos organizadores.
Os Jogos serão disputados de 20 de outubro a 5 de novembro e vão reunir alguns dos principais atletas do continente nos mais variados esportes. Na edição deste ano, serão 58 modalidades diferentes em disputa (47 do programa olímpico e 11 não-olímpicas). Três delas farão sua estreia pan-americana: breaking, que faz parte do programa dos Jogos de Paris 2024, escalada e o skate, grande sucesso dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
E para que o evento tenha um peso ainda maior, 21 modalidades darão vaga direta para os Jogos Olímpicos e outras 12 servirão como índice e pontuação no ranking de classificação.