Grande nome do último Campeonato Mundial de ginástica artística, quando ganhou quatro medalhas individuais e uma por equipes, Rebeca Andrade participará, no Chile, de sua primeira edição de Jogos Pan-Americanos.
Aos 24 anos, a dona de três ouros, quatro pratas e sete bronzes em mundiais e de um ouro e uma prata olímpica, se diz pronta para o evento e demonstra a expectativa de uma principiante, apesar de todas as suas conquistas.
— Esse é o meu primeiro Pan, e estou muito animada e feliz de estar aqui. Temos meninas mais experientes que já me explicaram como é a energia dessa competição. Espero que seja uma excelente competição pra gente —disse Rebeca, já instalada na Vila Pan-Americana, assim como as demais integrantes da seleção brasileira.
Em Santiago, o Brasil levará a mesma equipe que esteve no Mundial da Antuérpia. Além de Rebeca, Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Júlia Soares estão em Santiago.
— A ginástica brasileira está se tornando referência, não só no nosso país, mas no mundo todo. O Brasil pode mostrar o quanto a gente cresceu e o quanto pode crescer ainda mais. Temos todo o apoio da nossa equipe multidisciplinar, do COB, da Confederação e dos clubes que nos orgulha muito. O resultado mundial foi esperado por gerações, e a gente conseguiu tirar do papel com muito trabalho. O resultado é consequência. Estamos felizes e saudáveis para fazer uma excelente competição, assim como foi no Mundial — comenta a principal referência brasileira no Pan.
Confira a programação da ginástica artística feminina em Santiago:
22 de outubro
Disputa por equipes femininas:
- 12h30: Subdivisão 1
- 14h30: Subdivisão 2
- 18h00: Subdivisão 3
- 19h55: Premiação
23 de outubro
- 18h00: Final Individual Geral Feminino
24 de outubro
- 17h30: Final Salto
- 19h20: Final Barras Assimétricas
25 de outubro
- 17h30: Final Trave
- 19h20: Final Solo