Várias grifes gaúchas caíram no gosto de atrizes e celebridades e vêm ganhando vitrine na tela da Globo e nas redes sociais. Entre elas, estão as marcas Guilhermina Shoes, Dani Holzbach, Studio SA, Carmen Steffens, Coca-Cola Shoes, Shallow Beachwear & Fitness, Authentica Leather e Tabita. E a conexão entre marcas e famosas é feita a partir da curadoria de estilo e imagem da jornalista gaúcha Karina Chaves, que é a responsável pelo figurino das apresentadoras Cris Silva, Giulia Perachi e Amanda Souza no programa Baita Sábado, que vai ao ar nas tardes de sábado, na RBS TV.
E quem anda desfilando peças gaúchas por aí são as atrizes Arlete Salles (a Catarina de Família É Tudo), Mariana Rios, Christiane Torloni, Susana Vieira, Clara Moneke (a Caridade em No Rancho Fundo), Drica Moraes (no ar como a Vera no seriado Sob Pressão) e Alexandra Richter (a Brenda de Família É Tudo), os apresentadores Marcelo Adnet, Sabrina Sato, Maju Coutinho, Ana Hickmann, Patrícia Poeta, além das influenciadoras Jojo Todynho e Lorrane Silva, a Pequena Lo.
– A minha curadoria começou quando eu trabalhava em veículo de comunicação. Sou uma pessoa muito vaidosa e sempre gostei de usar marcas aqui do Rio Grande do Sul. Até que um dia, uma grande amiga olhou uma foto minha, com uma calça de couro, e disse: "Eu preciso vestir essa calça na Ana Maria Braga". A Sandy foi figurinista da Ana Maria Braga. E eu falei com a marca, a gente mandou. A Ana Maria usou a calça, foi um sucesso. E aí, a coisa começou. As marcas começaram a me procurar. No começo, eu trabalhava somente com marcas gaúchas. Depois, o leque começou a se abrir. Faz mais ou menos uns 10 anos que faço curadoria para marcas – explica Karina, que é casada, há 10 anos, com Jonas Campos, repórter da RBS TV.
Como a jornalista sempre gostou de moda e tem afinidade com o tema, além dos contatos com profissionais da Globo e de outras emissoras, mesmo não sendo personal stylist, ficou mais fácil fazer essa intermediação entre as grifes daqui e as celebridades:
– Eu recebo previamente as coleções, entro em contato com os stylists, com as figurinistas, mando os catálogos. Eles escolhem, e a gente faz o envio das peças que vão para as emissoras e para os stylists, que encaminham para as famosas. A partir daí, se as pessoas gostam, pergunto se existe a possibilidade de enviarmos para uso pessoal. Agora, eu já tenho uma rede muito grande de contatos com as atrizes, com as cantoras, enfim. Então, às vezes, eu tomo, com as devidas autorizações, a liberdade de mandar coisas para o uso pessoal. As peças vão, elas usam. Algumas vezes, quando as peças voltam depois de serem usadas, a marca prefere fazer doação, principalmente de sapatos.
Segundo Karina, o resultado tem sido positivo para as marcas gaúchas, que adoram ver suas peças ornando celebridades com destaque no mercado da TV nacional.
– O produto é muito bacana, o nosso corte é legal, o pessoal do Sul tem muita informação de moda, está sempre na frente, eles gostam bastante – finaliza a jornalista.