Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (19), foi aberta a 22ª edição da Expoagro Afubra, uma das maiores feiras voltadas à agricultura familiar no país, que também é ligada ao setor da produção de tabaco. Sediada no distrito de Rincão del Rey, em Rio Pardo, o evento recebe mais de 500 expositores e vai até sexta-feira (22).
A edição de 2024 da feira tem como tema “A diversificação aliada com tecnologia e inovação”. De acordo com a organização, o objetivo é alcançar os números de 2023, quando o evento recebeu 186 mil pessoas e rendeu R$ 347 milhões em negócios.
Parte desse resultado é impulsionado pelo pavilhão da agricultura familiar, que reúne 216 empreendimentos neste ano, sendo 115 liderados por mulheres e 50 por jovens.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcilio Laurindo Drescher, disse que a feira é "uma escola a céu aberto", frisou que os pequenos agricultores dependem de políticas públicas de incentivo e pediu que o programa estadual de incentivo à irrigação, anunciado em fevereiro, inclua agricultores familiares e produtores de tabaco.
— O agricultor não pode viver de promessas e profecias. Embora sua produção seja dependente do clima, ele precisa de ações que proporcionem mais certeza e segurança — salientou Drescher.
Representando o governo estadual, o vice-governador Gabriel Souza celebrou a aprovação recente de lei na Assembleia Legislativa que libera a construção de açudes e de barragens em áreas de proteção permanente (APPs) e disse que o governo abrirá consulta pública para rever normativas e portarias que regram o armazenamento de água em propriedades rurais.
— Queremos também que o governo federal edite um decreto para que, além da produção de energia e consumo humano, seja permitido o armazenamento de água em APPs para a produção de alimentos, sem prejuízo de eventuais compensações ambientais — afirmou Gabriel.
Em sua manifestação, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, disse que o próximo Plano Safra, em elaboração no governo federal, terá "condições mais favoráveis" à produção de alimentos e exaltou os produtores de tabaco da região do Vale do Rio Pardo.
— Os fumicultores desta região são os responsáveis por fazer do Brasil o grande exportador de tabaco do mundo, e vocês importam para o governo federal — frisou Pretto.
O ato de abertura foi acompanhado por deputados, prefeitos, secretários e líderes políticos regionais e estaduais.
A programação da feira, que fica em um parque de 35 hectares, se estende até sexta-feira, incluindo debates, palestras e dinâmicas. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Veja alguns eventos previstos:
Quarta-feira (20)
- 8h30min - Seminário de Energias Renováveis
- 10h – Seminário Pecuária de Leite do RS – Principais Informações e Indicadores
- 13h – Campeonato de Robótica
- 14h – 4º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar
Quinta-feira (21)
- 8h – 15º Seminário Regional de Turismo Rural - Caminhos e Rotas Rurais
- 8h30min – Seminário de Energias Renováveis
- 10h – Projeto EMA - Eu Mulher no Agro
- 13h – Campeonato de Robótica
- 16h – Mapeamento da Mecanização da Agricultura Familiar no Brasil
- 16h – Painel Mulheres que fazem do Agro o seu Chão
Sexta-feira (22)
- 8h30min – Seminário de Energias Renováveis
- 9h – II Fórum Florestal Regional do Vale do Rio Pardo
- 10h – Audiência Pública sobre Aviação Agrícola no RS
- 10h – Fórum ESG- Futuro, Sustentabilidade, Desafios e Oportunidades para o Agronegócio
- 13h – Campeonato de Robótica
- 14h – 1º Seminário Juventude Rural na Agricultura Familiar
- 16h – Painel: Apresentação do Programa de Irrigação do Estado
A programação completa, com todas as atrações e a localização, pode ser acessada no site da feira.
Serviço
- 22ª Expoagro Afubra
- Quando: de 19 a 22 de março de 2024
- Horários: das 8 às 18 horas
- Onde: Parque da Expoagro Afubra, km 161 da BR 471, em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS
- Entrada e estacionamento gratuitos
- Programação: afubra.com.br/programacao-expoagro.html