Diante dos números da 21ª Expoagro Afubra, encerrada na sexta-feira (24), em Rio Pardo, pode-se dizer que os frutos do investimento feito para crescer neste ano foram colhidos. E com recordes. A começar pelo faturamento, que alcançou R$ 347,3 milhões em negócios, um valor 57,27% maior que o registrado na edição passada. O público também surpreendeu a organização. Nos quatro dias de feira, 186 mil visitantes passaram pelo parque — 6 mil a mais.
Na avaliação do coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, os investimentos feitos em infraestrutura e na ampliação do número de expositores, que foi de 475 para 523 neste ano, por exemplo, deram uma dimensão maior ao evento:
— Em 2022, foi a primeira vez que realizamos a feira em quatro dias e, na época, nos surpreendeu muito pela retomada de público depois de ficar dois anos (sem o evento). E agora (com os números de hoje), parece que ela entra mesmo em um novo patamar.
No pavilhão da agricultura familiar, que, tradicionalmente, é um dos locais que mais atraem o público, não foi diferente. A receita chegou a R$ 1,76 milhão, um valor 18,12% maior.
— Mais uma vez, o espaço para a agroindústria familiar superou os números da edição passada. Mas o mais importante disso é poder dar oportunidade para essas famílias. Ouvi deles que vão conseguir pagar a parcela dos seus financiamentos, dos seus investimentos, só com a venda na feira — salienta Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS).
Para o próximo ano, Dornelles adiantou que planeja melhorias, como no sinal de internet, estacionamento, restaurantes e banheiros.
— Agora vamos juntar as informações da pesquisa que aplicamos a todos os visitantes e expositores para começar os trabalhos para a próxima edição. Todas as melhorias que fizemos na parte de infraestrutura, por exemplo, vamos avaliar se ainda existe necessidade de ampliar — acrescentou.
*Colaborou Carolina Pastl