Com um espaço exclusivo para tratar do tema, a 22ª Expoagro Afubra, que começa nesta terça-feira (19) em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, vai dar destaque ao uso das energias renováveis.
Por meio de seminários e projetos como o de eficiência energética nas escolas, os organizadores do evento, focado no produtor familiar, colocam em debate das placas fotovoltáicas à eletromobilidade. O assunto é um dos muitos que serão abordados nos quatro dias do evento, combinados com os negócios esperados para o período.
Marco Antônio Dornelles, coordenador da feira, estima que se possa pelo menos repetir a edição passada, quando 186 mil pessoas passaram pelo parque, na localidade de Rincão Del Rey, e R$ 347 milhões em propostas foram encaminhados. A expectativa para a 22ª edição está relacionada ao momento atual de safra e mercado:
— Embora o tabaco (principal cultivo da região) tenha tido alguns problemas climáticos, reduzindo um pouco a produção, o preço negociado com as indústrias tem compensado. Então, os produtores estão obtendo bons resultados com a comercialização. Temos boas perspectivas para o arroz, o milho, o feijão, a soja e que isso se refletirá nesta edição da feira — pondera Dornelles.
Para esta edição, estarão presentes 535 expositores. No pavilhão das agroindústrias familiares serão 216 empreendimentos (dos quais 115 liderados por mulheres e 50 por jovens).
— A fumicultura tem mais de cem anos aqui na região, mas é importante destacar que os produtores de tabaco são produtores familiares, que sempre produziram os seus alimentos.
A cerimônia de abertura oficial ocorre na terça-feira, e o evento segue até a sexta-feira (22). A entrada é gratuita.