Seja na Expodireto, que está acontecendo nesta semana em Não-Me-Toque, seja na Expointer ou em qualquer outra feira, o pavilhão de agricultura familiar é sempre um sucesso entre os visitantes. Não tem entrevista com ministro ou CEO de empresa que repercuta tanto com nossos ouvintes da Rádio Gaúcha do que os papos que fazemos com os pequenos produtores rurais. Seus sotaques do nosso Interior também são música de ouvir.
Isso movimenta uma economia importantíssima do agronegócio, que abrange um número grande de famílias. É também um estímulo para o jovem que fica no campo e para a mulher que está à frente da agroindústria familiar. Ao “ciceronear” a visita da coluna ao pavilhão da Expodireto, o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, apontava com orgulho a “gurizada” na frente dos negócios e os bebês levados pelas famílias, disputados por vários que tinham colo para dar em um clima de comunidade onde a maioria se ajuda.
Sorte do consumidor do Interior que tem acesso aos produtos da agricultura familiar no seu dia a dia. Coloca na mesa comida de verdade. A lista de ingredientes é linda de ver. A maioria não tem conservantes. É milho, azeite, açúcar, sal, fruta, banha, farinha de trigo etc. A pessoa entende o que vai comer sem ter que fazer um curso de química.
Seria ótimo ter uma plataforma de venda pela internet que reunisse esses produtos. A busca pela praticidade na correria dos grandes centros urbanos acaba afastando o consumidor das feiras e da comida artesanal. Já houve iniciativas de sites para vendê-los, mas há dificuldade de logística e de abastecimento de informações na plataforma, como disponibilidade ou não dos produtos vendidos. É difícil, mas não impossível.
Uma outra provocação que a coluna faz é às redes de supermercados: ter espaços em destaque destinados a produtos da agricultura familiar. Faz bem ao consumidor e à economia local, que consumirá nestas mesmas lojas. Pensar na comunidade é um pilar do ESG, a sigla da moda que, além de meio ambiente e governança, destaca empresas que cuidam do social.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna