A BSBIOS comemorou 18 anos de trajetória no último dia 18 de abril. Nascida no Rio Grande do Sul, é líder nacional na produção de biodiesel, mas busca se tornar, cada vez mais, uma companhia de tecnologia global focada na área de energias renováveis. Como parte dessa estratégia, a empresa apresentou, na semana de seu aniversário neste ano, uma mudança de marca que reflete essa evolução. Com isso, a BSBIOS agora é Be8.
– A nova marca reforça a crença da empresa no poder das energias renováveis como um agente transformador do mundo, auxiliando na criação de um planeta mais verde e mais sustentável. O resultado é uma companhia global feita para ser assimilada em diversos países, culturas e línguas em que a Be8 atua – explica o presidente da companhia, Erasmo Carlos Battistella.
Presença internacional
Em 2022, a Be8 atendeu clientes em 13 estados brasileiros: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Além disso, exportou para 12 países: África do Sul, Bangladesh, Bélgica, China, Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, Índia, Itália, Letônia, Países Baixos e Paquistão.
A empresa também marca presença em dois países. Na Suíça, negocia e opera a produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês). A planta adquirida em 2022 fortalece a presença no país, onde o grupo já dispunha de uma plataforma de comercialização focada principalmente no mercado europeu.
Enquanto isso, na América do Sul, houve a compra do complexo La Paloma, no Paraguai, para o esmagamento de soja e a produção de biodiesel. Também em território paraguaio, deu continuidade ao projeto Omega Green, que produzirá biocombustíveis avançados e atenderá a setores estratégicos, como os setores de transporte aéreo, terrestre, ferroviário e naval, e seus compromissos para descarbonização do planeta.
Neste ano, por sua vez, a Be8 realizou a primeira exportação de biodiesel em escala comercial do país para os Estados Unidos. A operação foi realizada com o registro EPA – Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), que confere uma autorização a partir da garantia de que a produção tenha sido totalmente segregada e dentro dos padrões norte-americanos.
Olhar sustentável
Juntamente ao anúncio da nova marca, a Be8 divulgou a edição 2022 do seu Relatório de Sustentabilidade. O material reúne informações institucionais, sociais, ambientais, econômicas e de governança, combinando as perspectivas de gestão e desempenho a respeito dos temas que representam maior impacto real ou potencial para o negócio.
O relatório foi desenvolvido com base nas Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações (ONU), para o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2022.
Um dos principais destaques da edição é o Plano de Descarbonização da Be8, que prevê uma série de medidas de redução e mitigação de emissões diretas e indiretas. Tudo isso contribuirá para o alcance da meta da empresa de se tornar carbono neutro até 2030.
– Diminuir os impactos ambientais é um dos maiores desafios. Nossas ações refletem diretamente no meio ambiente. Por isso, é importanteagirmos hoje. A Be8 tem como propósito liderar a renovação energética para um criar um futuro sustentável, preservando nossas origens e a Terra, além de ter a sustentabilidade como um dos seus valores, entendendo a urgência e a importância da preservação do planeta – ressalta Battistella.
É possível ler a edição completa do Relatório de Sustentabilidade clicando neste link e assistir ao lançamento do material via YouTube:
Números e projeções
A Be8 registrou um faturamento consolidado de R$ 9,6 bilhões em 2022 – evolução de 9% em relação ao ano anterior. Já o EBITDA totalizou R$ 354 milhões, um aumento de 12% sobre o apurado em 2021. Com a produção de 889.114 metros cúbicos de biodiesel, a companhia manteve a liderança em volume produzido no Brasil, com 14,24% do market share do setor.
Vale destacar ainda que, no último ano, foi anunciado o investimento em uma nova unidade em Passo Fundo, que será responsável pela maior produção de etanol no Rio Grande do Sul. Quando a instalação for concluída, a unidade produzirá 220 milhões de litros de etanol (anidro ou hidratado) e 155 mil toneladas por ano de farelo para a cadeia de proteína animal.
– Em 2023, seguiremos concentrados em nosso crescimento no Brasil, em países da América Latina e em outras regiões. Seremos, cada vez mais, um agente de transformação positiva do cenário energético, engajados em realizar entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta – adianta o presidente da Be8.