Dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam "perigo de tempestade" em todo o território gaúcho ao longo desta sexta-feira (6). Há possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h e chuva volumosa nas próximas horas.
Às 11h entra em vigor um alerta de classificação laranja (segunda mais alta da escala) que abrange Porto Alegre, Vales, Serra e as regiões Metropolitana, Central, Noroeste e Norte. Válido até as 23h59min, o comunicado aponta risco de alagamentos devido à previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, intensas rajadas de vento e queda de granizo.
Outro alerta, válido até as 18h, indica o mesmo cenário nas demais regiões do Estado, com abrangência da Fronteira Oeste, Campanha e Região do Sul. A chuva pode atingir todas as áreas do Estado a qualquer horário, alerta a Climatempo.
Ainda conforme a Climatempo, a temperatura deve se manter elevada no território gaúcho e as rajadas de vento podem atingir áreas que não forem afetadas pela instabilidade. Projeção de satélite da Windy mostra o avanço da frente fria sobre o RS nos próximos dias.
Entenda o motivo da chuva
Meteorologista da Climatempo, Alana Gabriela explica que a virada no tempo é resultado de uma atmosfera bastante úmida devido ao calor da quinta-feira (5). O cenário favorece a formação de nuvens "carregadas de chuva".
A instabilidade ganha força com a passagem de uma frente fria que se formou no Uruguai e foi intensificada por um sistema de baixa pressão atmosférica oriundo do Paraguai. A combinação destes sistemas meteorológicos espalha a chuva sobre o território gaúcho.