O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para "perigo de tempestade" em municípios das regiões norte, nordeste e serra do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (2). Válido até as 15h, o comunicado, de classificação laranja, indica possibilidade de ventania, chuva intensa e alagamentos.
As rajadas de vento devem variar entre 60 km/h e 100 km/h, cenário que pode causar risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações, alerta do Inmet. Durante o período, municípios destas regiões podem registrar entre 30 e 60 milímetros de chuva por hora.
Durante a noite de domingo (1º) e a madrugada de segunda, estragos foram registrados pelo Estado em função de temporais. Porto Alegre tem alagamentos e pontos sem energia elétrica.
Erechim e Passo Fundo, na Região Norte, e Crissiumal, na Região Noroeste, são alguns dos municípios em alerta. Na Serra, a tempestade pode afetar Caxias do Sul e Canela. O alerta ainda se estende por todo o territórios do Estados de Santa Catarina e Paraná.
Durante a chuva evite buscar abrigo sob árvores, orienta o Inmet. Em situações de risco, busca ajuda junto à Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).