Um novo alerta de chuva intensa foi emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul para quase todo o território gaúcho. O comunicado atinge as regiões Metropolitana, Centro, Vales e Serra e é válido até o meio-dia de domingo (16).
O outro alerta — direcionado para as regiões Sul, Centro-Oeste e da Campanha — terminou às 19h deste sábado (15). Nesse caso, nenhum dano foi registrado durante o período de maior periculosidade.
Conforme a Defesa Civil, os municípios com maior registro de precipitação nas últimas 24 horas ficam no sul do Estado:
- Capão do Leão, com 28,4 milímetros
- Chuí, com 26 milímetros
- Canguçu, com 21,8 milímetros
Além da possibilidade de chuva intensa, a Defesa Civil comunica, também no novo alerta, a chance de alagamentos, vento forte e descargas elétricas. A orientação é para que as pessoas que moram nessas regiões permaneçam abrigadas, fechem janelas e portas e retirem eletrodomésticos da tomada durante o temporal.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também chama a atenção para a chuva no Estado. Na manhã deste domingo, são quatro alertas vigentes, sendo três amarelos (perigo potencial) e um laranja (perigo de tempestade)
O alerta de maior perigo é para a metade norte do Estado, atestando tempestade, com vigência até as 12h de domingo. No nordeste e noroeste do Estado, o Inmet diz que há risco potencial de tempestade, com o mesmo prazo de validade. Outros dois alertas amarelos apresentam chance de chuva intensa no centro, nordeste e Região Metropolitana.
O instituto também disparou um alerta laranja, de perigo de tempestade, que entra em vigor às 12h de domingo. A região destacada marca parte do norte do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina.
Em caso de emergência, é necessário acionar os telefones 190 (Brigada Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) ou contatar a Defesa Civil da sua cidade.
Projeção para a Capital
O volume elevado de chuva previsto para atingir o Rio Grande do Sul neste fim de semana não deve provocar uma nova enchente do Guaíba. A projeção foi feita na sexta-feira (14) pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando os modelos meteorológicos disponíveis.
A projeção do IPH considera as medições e níveis da régua emergencial instalada na Usina do Gasômetro, que estava na casa dos 2m50cm no final da manhã de sexta. O nível de alerta desta régua é de 3m15cm. Já o nível de inundação é de 3m60cm.