A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) tornou a estação de telemetria da Usina do Gasômetro a referência oficial para medir o nível do Guaíba, em Porto Alegre. O registro ocorreu nesta quarta-feira (29). O equipamento já vinha sendo utilizado de forma emergencial, por conta da avaria na estação histórica, situada no Cais Mauá.
A divulgação da nova referência ocorreu na tarde desta quinta-feira (30), em nota emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema). Desde a manhã, o site oficial deixou de operar para atualização de dados. À tarde, o sistema voltou a funcionar, tendo o Gasômetro como referência.
Conforme as autoridades estaduais e federais, as buscas pelos dados da estação, no site da ANA, deverão ser feitas pelo código: 87444000, sob o nome Usina do Gasômetro. Dados também podem ser verificados no portal de dados hidrológicos da Sema.
A medição publicada às 15h15min desta quinta-feira (30) apontou nível de 3m77cm. A cota de inundação está convencionada em 3m60cm. Quando for reativada, a estação do Cais Mauá também transmitirá dados, compondo duas fontes de aferição na Capital.
Como era a medição
A medição do Guaíba, historicamente, era feita pelo governo do Estado na área mais central do Cais Mauá, mas a estrutura foi destruída pelo avanço das águas em 2 de maio, deixando o monitoramento do Guaíba temporariamente às escuras. Emergencialmente, equipes do governo do Estado instalaram, em 3 de maio, uma nova estação de medição do nível do Guaíba em outro ponto, onde havia condições técnicas de acesso.
Porém, a nova régua instalada não está no mesmo nível da antiga, na estação do Cais Mauá.
"Foram estabelecidas para as referências de alerta e inundação a serem consideradas no monitoramento realizado na estação Usina do Gasômetro, respectivamente os valores de 3m15cm e 3m60cm", diz trecho do documento divulgado pelo governo. Antes, considerando a medição no Cais Mauá, os índices eram 2m55cm o nível de alerta e 3m o nível de inundação.