Na terça-feira (16), Porto Alegre e a Região Metropolitana foram atingidas por chuva forte e vento. A instabilidade foi entrando com força na Região Metropolitana e ganhando tamanho ao longo do dia. Por volta das 22h, a tempestade desabou sobre a Capital com 60mm de chuva e ventos que alcançaram 89 quilômetros por hora no Aeroporto Salgado Filho e no Jardim Botânico — situação causada pela combinação de sistemas meteorológicos.
Conforme o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, a frente fria já está se deslocando para o centro do Oceano Atlântico, mas a zona de baixa pressão segue atuando no Estado. Dessa forma, deve seguir chovendo pelo menos até quinta-feira (18), com a instabilidade se deslocando do centro para o norte do Rio Grande do Sul, passando para Santa Catarina e o Paraná.
As orientações são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem embaixo de árvores e não estacionem seus veículos próximo de torres de transmissão e placas de publicidade. Isso para evitar possíveis descargas elétricas e ser atingido por queda de galhos.
Recomenda-se, ainda, que desliguem aparelhos ligados à corrente elétrica e guardem documentos importantes em sacos plásticos, além de evitar permanecer ao ar livre. Em caso de dúvidas ou emergências contate a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).