O gabinete de crise da prefeitura de Porto Alegre foi formado ainda durante a madrugada desta quarta-feira (17), no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic). Neste momento, integrantes da Defesa Civil, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Departamento Municipal de Habitação (Dehmab) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) estão se preparando para uma reunião com o prefeito Sebastião Melo, que está se informando sobre os estragos e danos.
O chefe do Executivo ligou para o gabinete às 6h21min e chegou às 6h30min ao local. Pelo menos 150 árvores caíram e os integrantes do gabinete acreditam que o número seja muito maior. Nenhuma dessas árvores estava em praças, ou seja, os vegetais dessas áreas ainda serão contabilizados no decorrer do dia.
Por enquanto, a Defesa Civil tem 30 ocorrências registradas envolvendo destelhamentos ou queda de árvores na Capital. Não houve vítimas, nem há desabrigados ou desalojados em função do temporal da noite de terça-feira (16). Também não houve ocorrências na região das Ilhas e no Extremo Sul da cidade.