A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para a possibilidade de rajadas de vento que poderão chegar a 100 km/h entre sexta-feira (17) e domingo (19). A previsão é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a partir da frente fria que chega ao Estado. Também não se descarta a chance de raios e queda de granizo durante os temporais.
A ventania pode trazer novos transtornos no fornecimento de energia. Na semana passada, muitos paulistanos chegaram a ficar quase uma semana sem luz após uma tempestade atingir a capital. O problema de fornecimento se repetiu em alguns bairros a partir do temporal registrado na noite dessa quarta-feira (15).
As rajadas de vento marcam a mudança de tempo que São Paulo deve registrar a partir desta sexta-feira. Depois de marcar algumas das temperaturas mais altas de sua história nesta semana, as máximas deverão sofrer um declínio nos próximos dias.
Devido aos alertas, o Departamento Hidroviário (DH) paulista reforçou a orientação para os usuários de barcas do litoral acompanharem a situação do transporte nos próximos dias. Além do próprio site, um aplicativo do DH permite que o usuário monitore as condições climáticas e o tempo de travessia nas diferentes linhas. Ainda não há previsão sobre eventual suspensão do serviço.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse que tem investido em "ações fundamentais para mitigar os efeitos das chuvas na capital". Além das ações, o Corpo de Bombeiros da capital recebeu dois caminhões equipados para que o profissional alcance até 14 metros e altura.