Uma baleia cachalote encalhou na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis, na manhã deste domingo (1º). Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que monitorou o animal ao longo do dia, trata-se de uma fêmea de aproximadamente 11 metros.
A baleia permanecia no local por volta das 17h deste domingo. Ainda não foi possível realizar os trabalhos de desencalhe devido às condições do mar, conforme o PMP-BS.
Há indícios de que o animal está doente, mas não se sabe se está ferido. Especialistas ouvidos pela NSC TV dizem que a baleia pode ser a mesma que encalhou na praia de Jurerê, no Norte de Florianópolis, no último sábado (30), e acabou retornando ao mar.
Imagens que circulam nas redes mostram um grande número de moradores em torno da baleia. Segundo a NSC, o animal virou "atração turística" ao longo do dia, com pessoas tentando fazer fotos e tocando a baleia.
— Qualquer pessoa que aparecer do lado da baleia em rede social pode sofrer multa e processo criminal — declarou o analista ambiental do Ibama Leandro Aranha.
Ao longo do dia, a área foi isolada pelas autoridades. Após a desmobilização, o grupo tem previsão de poupar esforços para retomar os trabalhos às 8h desta segunda (2).