Dança, música, capoeira, e apresentações de escolas de samba foram algumas atrações que estiveram no Parque Farroupilha neste domingo (1º) para celebrar os 88 anos. Desde o início da manhã, o público esteve por lá para aproveitar o dia de sol, passear pela feira dos artesãos e pôde curtir as apresentações no palco montado no parque.
Eram dezenas de tendas instaladas com exposição de artesanatos, roupas e utensílios. No palco, o CTG Raízes do Sul foi um dos grupos que se apresentou na manhã. Para o ensaiador do grupo adulto do CTG, Cristiano Oliveira, o palco montado no parque é uma das formas de mostrar seu trabalho para o restante de Porto Alegre.
— Acho que muita gente desconhece o trabalho que fizemos em CTG, que é um trabalho árduo, de muitos dias e muitos ensaios. Então para gente é magnífico ter vindo aqui, principalmente nos 88 anos da Redenção, poder mostrar o nosso trabalho.
As visitas ao parque, para o grupo do CTG, são frequentes.
— Depois dos ensaios, a gente sempre se encontra aqui, para tomar um mate, tocar violão, a gente toca música gaúchesca — afirma.
Dos 88 anos que a redenção completa hoje, a técnica Liane de Campos Maciel, recorda de passar pelo parque há pelo menos 40. Nas boas memórias, estão suas lembranças de infância, de quando ia com seus pais passear.
— Eu frequento aqui desde que eu era criança, meus pais vinham me trazer para andar no bondinho. Como eu moro perto, eu venho com frequência para aproveitar o sol, passear com minha cachorrinha — conta.
Juliana de Ramos Santos, dona do comércio Abi Jeans, frequenta o parque há mais ou menos seis meses para expor as roupas que vende no seu comércio.
— A gente é muito bem recebido aqui na Redenção, o pessoal vem e conversa, é tipo uma terapia. É ótimo, eu adoro aqui, é um lugar lindo, aqui você se sente à vontade na natureza — explica.
O aniversário
O Parque da Redenção, como é popularmente conhecido, foi oficialmente instituído em decreto municipal em 19 de setembro de 1935. A comemoração dos 88 anos ocorre neste domingo (1º).