A massa de ar polar que gelou o Rio Grande do Sul nos últimos dias segue em deslocamento rumo ao oceano e perdendo força. Como consequência, o frio, gradativamente, diminuirá no Estado. Ainda assim, não deve haver uma virada drástica no tempo no fim de semana, pois ainda há previsão de geada até o próximo domingo (4), em pontos isolados.
De acordo com o meteorologista Fabio Luengo, da Somar, nesta sexta (2), o frio mais intenso, com temperaturas negativas, deve se limitar aos municípios da região serrana, onde deve ser registrada geada.
Embora as mínimas continuem baixas, as máximas se elevarão mais rápido, e a amplitude térmica (diferença entre mínimas e máximas) ficará maior ao longo dos próximos dias. Porto Alegre, que na terça-feira (29) registrou a menor temperatura máxima do ano, deve chegar nesta sexta a 19°C. Pelotas e Tramandaí podem marcar 20°C e Mostardas, 21°C. Sem umidade alta e vento, a sensação térmica ficará próxima das temperaturas registradas.
Ainda nesta sexta e no sábado, na região Leste, onde está Porto Alegre, há previsão de neblina até por volta das 9h, com sol predominando durante o resto do dia.
Conforme a Somar, a tendência é de tempo firme, de sol acompanhado de frio, pelo menos até o dia 11 deste mês, quando deverá voltar a chover no Rio Grande do Sul.