O Rio Grande do Sul segue sob forte influência de uma massa de ar polar. Com isso, o frio intenso não dará trégua nesta quarta-feira (30). O dia também será marcado pela forte umidade do ar. Como consequência destas duas condições climáticas, os municípios de Nova Prata e São Francisco de Paula, na Serra, registraram neve na madrugada desta quarta-feira (30). Além disso, Bom Jesus, também na região serrana, teve queda de neve, informou a Somar Meteorologia.
Em Nova Prata, o fenômeno aconteceu por volta das 4h32 desta quarta. Darli Golembieski, 51 anos, que trabalha no setor administrativo de uma empresa da cidade, afirma que não chegou a ver ao vivo a neve:
— Estava revendo as imagens da câmera de segurança da madrugada e me deparei com a neve. Fiquei bem surpreso. Não foi aquela nevasca como a gente vê nos filmes, que deixa tudo branquinho, mas foi neve aqui em Nova Prata. Até porque, com esse frio e umidade que estão por aí, as chances de nevar aqui na cidade até que eram boas.
A neve foi registrada ainda em São Francisco de Paula, onde os flocos caíram por volta de 23h40min de terça-feira (29) e durou até 00h20min desta quarta.
Apesar dos flocos de gelo vistos em alguns pontos do Rio Grande do Sul, as mínimas desta quarta-feira não foram tão baixas quanto as registradas na terça-feira (29). Em São José dos Ausentes, na serra gaúcha, a mínima chegou a –0,7°C no início da madrugada. A garoa fina fez com que a expectativa de neve crescesse entre os moradores da cidade, mas ela não apareceu durante o início da manhã.
Outras sete cidades do Estado registraram mínima abaixo dos 2°C. Entre elas estão: Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, com 0,3°C; Cambará do Sul, também na região serrana, com mínima de 0,8°C. No norte do Estado, Lagoa Vermelha registrou 1,3°C; Erechim, teve mínima de 1,4°C; Soledade marcou 1,7°C, e Passo Fundo registrou 1,8°C. Em São Borja, na Fronteira Oeste, a mínima foi de 1,9°C.