Porto Alegre enfrentou nesta terça-feira (29) o dia com a temperatura máxima mais baixa do ano, 9,2°C, por volta das 14h30min, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para se ter uma ideia da intensidade do frio enfrentado na capital gaúcha nesta terça, em Ushuaia, na Argentina, um dos pontos mais gelados do continente, os termômetros marcavam em torno de 11ºC no mesmo horário.
A Capital apresentou temperatura máxima igual às médias registradas no inverno de Paris, na França, Londres, no Reino Unido, e Nova York, nos Estados Unidos. Quem precisou ir à rua nesta terça muniu-se de manta, touca e muitos agasalhos. O recorde de máxima mais baixa de 2021 em Porto Alegre havia sido no dia anterior (28), com 11,5°C, conforme a Somar.
Por volta das 15h desta terça, no que seria o momento mais quente do dia, a cidade chegou a 8,3°C, com sensação térmica negativa de -1,8°C, pelos termômetros do Inmet. De acordo com o meteorologista da Somar Fábio Luengo, a sensação térmica registrada no Rio Grande do Sul nesta terça teve influência da massa de ar frio, do vento moderado e da grande quantidade de umidade.
A sensação térmica é o índice que representa como uma pessoa sente a temperatura na prática. O número pode ser calculado no verão e no inverno, sempre considerando dois fatores: a umidade do ar e o vento.
O impacto da umidade elevada se justifica devido à dificuldade de evaporação do suor — mecanismo empregado pelo corpo humano para manter a temperatura constante perto de 36,5°C. Já o vento tem implicações especialmente em dias mais frios, pois é como se o movimento do ar roubasse calor do corpo.
A onda de frio permanecerá no Estado até o final da semana, informa a Somar. A tendência, entretanto, é de que as temperaturas não se mantenham tão extremas nos próximos dias. Nesta quarta-feira (30), a Capital terá mínima de 7° e máxima de 13°C. Na quinta (1º), a mínima seguirá em 7°C e a máxima chegará a 17°C.