Uma baleia-franca-austral com seu filhote foi vista nadando próximo da costa da praia de Atlântida, em Xangri-Lá, neste sábado (8). Os visitantes do Litoral Norte foram flagrados por um morador, no início da manhã. Ele falou da surpresa ao ver um espetáculo da natureza aos olhos:
— A praia está cheia, a galera surfando, parei para ver o mar e vi algo no horizonte muito legal. Estou sempre com o drone, aí fica mais fácil, mas não imaginei que teria o filhote. De longe não dava para ver ele — contou Alexandre Prudencio, corretor de imóveis.
Os mamíferos foram avistados próximo à plataforma de Atlântida.
De acordo com o biólogo Ignacio Moreno, pesquisador do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) e professor do campus Litoral Norte da UFRGS, a baleia-franca-austral busca o sul do Brasil no inverno e na primavera por conta das águas mais quentes, para se reproduzirem — este é o período que comumente são vistas no litoral gaúcho.
— Um dos principais locais de reprodução é o litoral de Santa Catarina, mas, ano após ano, o litoral do Rio Grande do Sul vem se consolidando como uma área de reprodução e cria. Então, nosso Estado é um berçário de baleias-francas também. Mais um filhotinho aí, esse deve ter nascido nos últimos dias. Um comportamento bem comum, colado à mãe —explica Moreno.
O pesquisador salienta, no entanto, a cautela que se deve ter ao filmar as baleias. Captar imagens com o uso de aeronaves não-tripuladas, como drones, pode causar distúrbios aos animais.