Nove países da União Europeia (UE) uniram suas forças nesta quinta-feira (7) para impulsionar propostas para uma aviação mais limpa na Europa, um setor altamente poluente que eles pedem que seja mais taxado.
Os ministros de Finanças de França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Suécia, Bélgica, Bulgária e Dinamarca pediram à UE que apresente novas medidas dirigidas à indústria.
"Fazemos um chamado à Comissão (Europeia) para que apresente uma proposta (...) sobre fixação de preços no setor da aviação", afirmam os ministros em declaração conjunta, que evita solicitar claramente a criação de um novo imposto.
Alemanha e Holanda já expressaram sua vontade de impor uma taxa adicional ao setor da aviação, uma medida que, para países como Espanha ou Grécia, poderia representar um golpe ao setor turístico.
Segundo a Comissão Europeia, se a aviação mundial fosse um país, estaria entre os 10 maiores emissores nacionais de gases de efeito estufa.
As companhias aéreas do mundo todo têm isenções em impostos sobre a gasolina e outros combustíveis fósseis, justamente em um momento no qual a pegada de carbono da indústria está disparando.