Moradores de Guaíba que estavam desabrigados em Porto Alegre começaram a voltar para casa nesta quinta-feira (9) com transporte do município da Região Metropolitana. A aflição era grande em busca de uma vaga nos coletivos, que partiram das proximidades da João Pessoa, perto do Palácio da Polícia, em direção à cidade vizinha.
Quando a reportagem de GZH esteve no local nesta tarde, cerca de 150 pessoas aguardavam um ônibus da Expresso Rio Guaíba, responsável pelas rotas emergenciais. Eram previstas saídas às 13h, 15h e 17h. No entanto, o ônibus que partiu no início da tarde quebrou durante o retorno para a Capital. Com isso, o veículo que sairia na última hora foi até o local para prestar auxílio.
Enquanto isso, o ônibus do meio já estava fazendo a sua rota. Segundo o motorista desta linha, mais coletivos devem chegar ao local designado para os residentes de Guaíba que esperam pelo transporte em Porto Alegre.
O diretor-superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe, ressaltou que a operação realizada nesta quinta foi pontual. Cerca de 400 desabrigados foram transportados gratuitamente para Guaíba com o auxílio de oito ônibus disponibilizados pela empresa Expresso Guaíba. O gestor pontua que esse tipo de ação não se repetirá nos próximos dias, podendo ser retomada em melhores condições de segurança, quando o nível da água baixar significativamente.
A reportagem tenta contato com a Expresso Rio Guaíba.