O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou no fim da tarde desta quinta-feira (9) que a passarela da Rua Conceição, em frente à Estação Rodoviária, será derrubada. A medida se faz necessária para viabilizar o corredor humanitário que está sendo construído a partir da Avenida Castello Branco. A informação foi dada em coletiva de imprensa, na qual também confirmou a quarta morte em razão da enchente na Capital.
— Os trabalhos estão avançados. Hoje (quinta-feira), a partir das 19h, vamos demolir aquela passarela da Rua Conceição que faz a travessia de uma ponta para a outra — afirmou Melo — às 19h20min, a prefeitura informou que o serviço não seria mais realizado nesta noite, mas transferido para sexta-feira (10).
Segundo ele, a nova travessia vai ter mais altura para que o corredor seja mais eficiente. Atualmente, a estrutura é muito baixa e não permite a passagem de caminhões.
— A comida tem de chegar, o remédio tem de chegar, a ambulância tem de passar, o caminhão do Exército tem de passar. Então, é um corredor que salva vidas. É por essas razões que nós tomamos essa decisão — completou Melo.
O prefeito promete que a passagem será substituída por uma nova:
— Nós vamos construir uma outra passarela, com mais altura, talvez de metal — detalha.
Desde quarta-feira (8), a prefeitura está colocando uma camada de pedras e terra para viabilizar o acesso de veículos para o Túnel da Conceição. O local está tomado pelas águas do Guaíba.
Segurança nos abrigos
Além da destruição da passarela, foi anunciada a contratação de segurança privada para os abrigos. Das 19h até as 7h, os 140 pontos que recebem pessoas que tiveram de deixar suas casas passarão a contar com vigilância. A informação foi confirmada pela presidente da Procempa, Leticia Batistella.
Leticia disse ainda que a prefeitura está trabalhando para que essa vigilância seja ampliada, num segundo momento, para funcionar por 24 horas. E contou, ainda, que está sendo organizado um abrigo para receber apenas mulheres e crianças.
— Teremos um abrigo destinado exclusivamente a mulheres e crianças. Estamos com MP e Tribunal de Justiça engajados. O Dia das Mães se aproxima e queremos colocar mulher e crianças, unidos, em um ambiente seguro. Vamos divulgar em breve, no máximo até domingo — garante Leticia.
O vice-prefeito, Ricardo Gomes, afirmou que muitos barcos que fazem resgates têm voltado vazios. Por isso, disse que não é mais necessário que voluntários deixem suas cidades para se deslocar até Porto Alegre e ajudar neste trabalho. Em seguida, agradeceu quem participou dos salvamentos:
— Se hoje lamentamos as quatro mortes na nossa cidade, devemos olhar para as milhares que estão vivas em razão desses voluntários anônimos.
Abastecimento de água
Sobre o restabelecimento do fornecimento de água, Melo reforçou o apelo para que as pessoas não desperdicem água. O presidente do Dmae, Maurício Loss, destacou que apenas uma das estações de tratamento, a do Moinhos de Vento, não está funcionamento atualmente. Isso representa, segundo ele, 65% da cidade abastecida.
— O tratamento da água passa por um processo complexo, mas estamos com todas as ETAs em funcionamento, exceto a Moinhos de Vento, que já estamos trabalhando arduamente para ativar. Mesmo assim, a água pode sair turva, mas ela está potável — afirma Loss.
Loss explicou que, para retomar o funcionamento na ETA Moinhos de Vento, é necessário esgotar a água que está no poço, onde ficam os painéis:
— Estimamos que o fim dessa etapa ocorra entre amanhã (sexta-feira) e sábado. Depois, será feito um isolamento e substituição dos equipamentos elétricos.