A freeway tem movimento intenso no início do trajeto para o Litoral Norte desde as primeiras horas da manhã de sábado (10). Perto das 8h, mais de 75 veículos passavam por minuto no pedágio de Gravataí, no km 60. O número significa quase 80% da capacidade da rodovia.
Devido ao tráfego intenso, o acostamento foi liberado pela CCR Viasul, a partir do km 75, perto da RS-118, até o km 1,5 em Osório.
A lentidão começa logo na saída da Capital, passando pela Avenida Assis Brasil e a RS-118. São mais de 10 quilômetros de velocidade reduzida nesse trecho. A viagem melhora um pouco partir de Glorinha, mas volta a ter para e arranca em Gravataí.
Também há retenção na RS-040. Os motoristas têm velocidade reduzida no cruzamento com a RS-118 e também na proximidade da praça de pedágio em Viamão. Além disso, há outro trecho devagar em Águas Claras. Não há informação de acidentes.
Em Tramandaí, movimento já é mais intenso
O movimento de chegada dos veranistas a Tramandaí tem sido intenso desde quinta-feira (8). Na ponte da divisa com Imbé, dezenas de pescadores tentavam a sorte em torno das 7h deste sábado (10). Na orla, muita gente espalha cadeiras e guarda-sóis para curtir o dia de sol.
Já se percebe as ruas mais engarrafadas e com filas de veículos no Centro. Em alguns pontos da movimentada avenida Fernandes Bastos, para o pedestre conseguir atravessar a via depende da boa vontade dos motoristas. As vagas para estacionamento também estão mais difíceis de serem encontradas.