A notícia é boa para quem vai aproveitar o Litoral Norte durante o período de Carnaval: todos os pontos avaliados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apresentaram água em boas condições e foram liberados aos banhistas. No Estado, são 84 locais próprios para banho e sete impróprios, conforme relatório divulgado na tarde desta sexta-feira (9).
Com relação à última semana, houve melhora em um único ponto: a Praia da Cal, em Torres, no Litoral Norte. Antes imprópria, no relatório atual a água da região apresentou boas condições e o lazer no local está permitido.
Dos sete pontos que estão impróprios para banho, cinco estão localizados no sul do Estado, um do Campanha e outro no Vale do Rio Pardo. Em nota, a Fepam recomendou que regiões próximas aos locais não liberados sejam evitadas pelos banhistas.
“A recomendação é que os banhistas evitem pontos impróprios e arredores, especialmente junto às águas que chegam às praias por tubulação, arroios ou rios. O alerta vale principalmente para crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. Os sintomas mais comuns após o banho em áreas contaminadas são diarreia, dor abdominal e enjoos”.
Locais com condição imprópria para banho:
- Barra do Ribeiro, Região Sul: Recanto das Mulatas - Lago Guaíba
- Candelária, Vale do Rio Pardo: Balneário Carlos Larger - Rio Pardo
- Dom Pedrito, Região da Campanha: Praia Passo Real – Rio Santa Maria
- Pelotas, Região Sul: Valverde – Trapiche
- Pelotas, Região Sul: Valverde – Avenida Senador Joaquim Augusto de Assunção
- Santa Vitória do Palmar, Região Sul: Barra do Chuí
- Santa Vitória do Palmar, Região Sul: Balneário do Porto – Lagoa Mirim
As amostras de água coletadas passam por testes e monitoramento durante cinco semanas. Os dados das análises são divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam. O projeto segue até março.