O primeiro dia da retomada da cobrança de pedágio nas praças de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha pegou de surpresa alguns motoristas que trafegavam pela freeway nesta sexta-feira (15). De acordo com a CCR Via Sul, que administra a rodovia, somente durante a manhã, cerca de 50 condutores chegaram ao local alegando não ter dinheiro ou outra forma de pagamento para passar pelo pedágio. A empresa afirmou que, por se tratar do primeiro dia de operações, os casos foram resolvidos de forma distinta.
Alguns motoristas ligaram para amigos ou parentes, que foram até o local para levar o valor necessário. Outros ganharam um recibo para pagarem pela tarifa em um banco. Mas teve quem precisou dar meia-volta. Conforme a concessionária, não pagar a tarifa configura crime de evasão fiscal.
Na maioria dos casos, os desprevenidos foram orientados a adquirir passes eletrônicos, que estão sendo comercializadas pelas empresas nas praças de pedágio. Para essa tecnologia - que demanda, além do custo do pedágio, taxas de adesão e mensalidade - o pagamento pode ser feito com cartão de crédito.
A CCR Via Sul aceita pagamentos em dinheiro, cheque ou via serviços de passagem automática do carro pela praça de pedágio, através de chips. Questionada sobre o motivo para não receber pagamentos da tarifa através de cartões, a companhia afirmou que o sistema prejudicaria o procedimento de arrecadação.