O trânsito flui bem na saída de Porto Alegre em direção ao litoral gaúcho para o final de semana. Na BR-290 (freeway), o movimento é acentuado, mas não há grandes focos de lentidão. Os motoristas levam pouco mais de dois minutos para passar pelo pedágio de Gravataí e sete para cruzar a cancela da praça de Santo Antônio da Patrulha. Ás 20h, não havia registro de problemas na rodovia.
Após congestionamento nos dois sentidos da Avenida Castello Branco, por conta de um capotamento na Avenida Mauá, o fluxo diminuiu e o movimento é tranquilo na região. O veículo já foi retirado.
Depois de sete meses, a cobrança de pedágio foi retomada na freeway, principal ligação da Região Metropolitana com o Litoral Norte. Na praça de Gravataí, a tarifa para automóveis é de R$ 4,40, nos dois sentidos. Em Santo Antônio da Patrulha, o valor é de R$ 8,80, apenas na direção Capital-Litoral. Com as tarifas, retornam, também, serviços de informações, socorro médico e guinchos prestados pela nova administradora, a CCR ViaSul.
À tarde, duas faixas da rodovia chegaram a ser bloqueadas entre os km 74 e 75, em Gravataí. Pouco antes do meio-dia, um homem foi atropelado por um caminhão e morreu no local. O nome da vítima, de 29 anos, não foi divulgado.
Na RS-118, em Sapucaia do Sul, um protesto provocava congestionamento no meio da tarde. A Brigada Militar foi ao local.
O bloqueio na freeway, previsto para este final de semana, foi suspenso pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A chuva que está marcada para sábado (16) e domingo (17) fez com que a ação fosse transferida.