A cobrança de pedágio na freeway começou nesta sexta-feira (15). Na praça de Gravataí, a tarifa para automóveis é de R$ 4,40, nos dois sentidos. Em Santo Antônio da Patrulha, o valor é de R$ 8,80, apenas na direção Capital-litoral. A administração é feita pela CCR ViaSul.
De motocicletas a caminhões. De ônibus a furgão. Todos os veículos que passam precisam pagar o pedágio. Veículos das cidades onde estão as praças de pedágio precisarão pagar tarifa cheia. Mas o contrato prevê algumas isenções.
"Veículos oficiais, próprios ou contratados de prestadores de serviço, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas, bem como os veículos de Corpo Diplomático" são aqueles que receberão passagem livre, segundo informa a CCR Via Sul.
Já as ambulâncias de empresas privadas não receberão isenção. A concessionária pede que, "dentro do possível, esses veículos tenham as tags de passagem automática, para agilizar". Quando a Triunfo Concepa administrava os pedágios da freeway e da BR-290, este tipo de veículo recebia gratuidade na passagem das cancelas.
- Tínhamos um sistema de cadastro de veículos. Colocávamos tag dando isenção para todas as ambulâncias que vinham fazer o cadastro na empresa - informou o diretor-presidente da Triunfo Concepa Thiago Vitorello.